Segunda via do Boleto FIES – Caixa

Saiba como emitir a segunda via do boleto do FIES da Caixa para quitar e manter suas parcelas sem atraso.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa de financiamento estudantil criado pelo Ministério da Educação (MEC). Este, tem por objetivo financiar as mensalidades de cursos de graduação privadas participantes do programa. Dessa forma, facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.

Assim, ao final do curso, o beneficiário devolve o valor adiantado pelo governo por meio do pagamento de parcelas mensais.

Criado pelo MEC em 1999 e instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a partir de 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno. Sendo assim, tem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como o novo Agente Operador do Programa.

O novo programa trouxe melhorias. Tais como juros menores de 3,4% ao ano e financiamento podendo ser solicitado em qualquer período do ano.

Com ele, milhares de estudantes de baixa renda tem a possibilidade de pagar seus estudos. Contando inclusive com possibilidade de financiamento de 100% do curso e juros reduzidos até zero.

O boleto FIES é enviado via correio. Porém, podem existir casos em que seja necessário imprimir a segunda via do boleto. Nesse caso, o estudante pode solicitar ou atualizar seu boleto pela internet, diretamente no site das instituições bancárias em que realizou o financiamento.

Quem pode participar

Para participar do Fies, o estudante precisa estar regularmente matriculado em um curso de graduação presencial em instituições privadas cadastradas no Fies. Estas devem ter avaliação maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O candidato também precisa ter feito o Enem, em alguma de suas edições a partir de 2010. E alcançado uma pontuação total de, no mínimo, 450 pontos e nota maior que zero na redação.

Os candidatos são classificados pela nota do Enem com base no número de vagas do curso, turno, faculdade e unidade.

Assim, seus concorrentes só serão aqueles que estão buscando o financiamento na mesma graduação, período e instituição que você.

A seleção é automatizada e o sistema do FIES vai ocupando as vagas disponíveis com os candidatos que tiveram maior pontuação no Enem. Os demais, serão incluídos na lista de espera FIES.

Como emitir segunda via do boleto FIES na Caixa

A Caixa Econômica Federal é a instituição que opera com exclusividade a modalidade I do Novo FIES, a qual é direcionada aos estudantes possuem renda de até 03 salários mínimos.

Nesta modalidade, o financiamento é pago após o término do curso, em parcelas mensais que respeitam o limite da renda do candidato.

A segunda via do boleto do FIES pode ser emitida no site da Caixa, na opção 2ª via de boleto Caixa: (http://www.caixa.gov.br/atendimento/2-via-boleto/paginas/default.aspx)

Para isso, clique na opção “Boleto FIES”.

Você será direcionado para a página do FIES na Caixa. Ou acesse diretamente:  https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Boleto/BoletoOnline2.asp.

Lá é possível imprimir e atualizar o boleto FIES sem a necessidade de informar usuário ou senha.

Segunda via do boleto do FIES – Caixa

Basta acessar informando o CPF e a data de nascimento. Complete o código de verificação indicado, gere e imprima boleto.

Mas atenção, esse serviço está disponível somente das 9 às 19 horas, em dias úteis.

Dúvidas sobre o FIES? Acesse o site do FIES (http://fies.mec.gov.br/) e saiba como se inscrever, o período das inscrições, consulte a legislação e veja o que mudou com o Novo FIES.

Você pode também ir até uma das agências da Caixa, ou solicitar atendimento pela Central de Atendimento 0800 726 0101.

Tags: emitir boleto fies, fies, financiamento estudantil, segunda via boleto

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *